segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bruscão tricampeão da Copa SC

Uma festa jamais vista tomou conta das ruas de Brusque após o título da Copa SC 2010 e a conquista da vaga na Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro de 2011, além da vaga na Recopa Sulbrasileira de 2010. Mesmo em 1992, quando o Brusque se tornou campeão catarinense, o clube que era recém criado (5 anos) e a cidade que ainda tinha muitos torcedores com vínculo ao Carlos Renaux e Paysandú, não teve a mesma festa e emoção proporcionada por esta conquista em 2010.

Agora, 23 anos depois, a população de Brusque aumentou e a torcida pelo Brusque FC também. O clube já tem uma história no futebol catarinense, momentos bons e ruins, mas recentemente o clube conseguiu se firmar na primeira divisão do futebol catarinense e vem realizando um trabalho incansável da sua diretoria, colhendo bons frutos (títulos).

Mas precisava algo para completar esse momento positivo. Um título que levasse o Brusque a um cenário de maior destaque. Já tinha conseguido em 2008 o bicampeonato da Copa SC, conquistando a vaga na série D do Brasileirão em 2009. Agora, em 2010, o Brusque FC fez algo mais marcante. Conseguiu ir do quase rebaixamento do Campeonato Catarinense, a uma classificação heróica para as semifinais da competição, jogando de igual com o Avaí dentro da Ressacada, perdendo com muita honra por 4 a 3. Mas o clube manteve a base da equipe que terminou o catarinense para a Copa SC 2010, contratando alguns jogadores para reforçar a equipe.

A edição da Copa SC 2010 teve um estímulo extra das outras edições. Neste ano, além da vaga para a Recopa 2010 e para o Brasileiro da Série D de 2011, a copinha garantiria uma vaga para a Copa do Brasil de 2011, o que fez com que todas as equipes dessem um grande valor a esta competição.

Entretanto, o Brusque teve uma campanha impecável no primeiro turno, conseguindo 100% de aproveitamento na fase de classificação. Após uma derrota intrigante em Chapecó por 4 a 1, conseguiu reverter a situação complicada em uma partida incrível, fazendo 3 a 0 em um jogo emocionante no Augusto Bauer. Decidiu o primeiro turno contra o JEC, tendo a vantagem de dois resultados iguais. Mas o desastre do jogo em Chapecó se repetiu em Joinvile, e o Brusque foi goleado por 5 a 2. No jogo da volta não conseguiu repetir a proeza das semifinais e acabou empatando o jogo em 1 a 1, perdendo o título do turno.

Venho o segundo turno e quando todos pensavam que a equipe cairia de rendimento, a equipe conseguiu apresentar bons desempenhos nas partidas se classificando para as semifinais do returno. Pegou o Joinvile nas semifinais, ganhando em casa por 3 a 1 e empatando em Joinvile por 1 a 1, conseguindo se classificar para a final.

Na final construiu uma vantagem de 3 a 1 contra o Criciúma e foi para o Sul para fazer uma verdadeira batalha e conquistar o título do Returno após empate heróico por 1 a 1.

Vaga para a grande final e mais uma vez o Joinvile pela frente. A vantagem por dois resultados iguais agora era do JEC, que veio para a primeira partida segurar o Brusque no Augusto Bauer. Não deu, 1 a 0 para o Bruscão com um gol do artilheiro Rafael Xavier. Vantagem do empate para o Bruscão na Arena e a um passo para o título e a tão sonhada vaga na Copa do Brasil de 2011.

Dia 10 de Julho de 2010, Joinvile e Brusque entram em campo para a grande final da Copa SC. O Brusque joga bem e consegue segurar a pressão do JEC no primeiro tempo. No segundo tempo, Ratinho faz bela jogada e coloca o Bruscão em vantagem na partida e muito perto do título. O JEC se lançou ao ataque e foi só pressão, conseguindo empatar aos 42 minutos. O jogo ainda teve 5 minutos de acréscimo, mas o Brusque foi guerreiro conseguindo segurar o placar e assegurando o Tricampeonato da Copa SC 92/08/2010, tendo o direito de disputar a Recopa Sulbrasileira no final de 2010, e o mais importante, a vaga na Copa do Brasil 2011 representando SC junto com o Avaí e a vaga no Brasileiro da Série D de 2011.

Torcida enlouquecida na Arena e nas ruas de Brusque. O time chegou ao Augusto Bauer por volta da meia noite e foi recepcionado por cerca de 1000 torcedores que cantaram e carregaram os jogadores numa festa inesquecível. Obrigado a todos que contribuíram para esta conquista e que o Brusque Futebol Clube aproveite bem este momento para ter mais força no futebol catarinense.

Valeu Bruscão, Time de guerreiros da superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário